Como um exemplo SMA, considere uma segurança com os seguintes preços de fechamento em 15 dias: Semana 1 (5 dias) 20, 22, 24, 25, 23 Semana 2 (5 dias) 26, 28, 26, 29, 27 Semana 3 (5 dias) 28, 30, 27, 29, 28 Uma MA de 10 dias seria a média dos preços de fechamento para os primeiros 10 dias como o primeiro ponto de dados. O ponto de dados seguinte iria cair o preço mais antigo, adicionar o preço no dia 11 e tomar a média, e assim por diante, como mostrado abaixo. Conforme mencionado anteriormente, MAs atraso ação preço atual, porque eles são baseados em preços passados quanto maior for o período de tempo para o MA, maior o atraso. Assim, um MA de 200 dias terá um grau muito maior de atraso do que um MA de 20 dias porque contém preços nos últimos 200 dias. A duração da MA a ser utilizada depende dos objetivos de negociação, com MAs mais curtos usados para negociação de curto prazo e MAs de longo prazo mais adequados para investidores de longo prazo. O MA de 200 dias é amplamente seguido por investidores e comerciantes, com quebras acima e abaixo desta média móvel considerada como sinais comerciais importantes. MAs também transmitir sinais comerciais importantes por conta própria, ou quando duas médias se cruzam. Um aumento MA indica que a segurança está em uma tendência de alta. Enquanto um declínio MA indica que ele está em uma tendência de baixa. Da mesma forma, o impulso ascendente é confirmado com um crossover de alta. Que ocorre quando um MA de curto prazo cruza acima de um MA de longo prazo. O impulso descendente é confirmado com um crossover de baixa, que ocorre quando um MA de curto prazo cruza abaixo de um MA de longo prazo. O SampP 500 fechou em setembro com uma perda mensal de 0,12, coincidentemente sua segunda perda consecutiva de 0,12. Todos os três SampP 500 MAs estão sinalizando investido e todos os cinco Ivy Carteira ETF MAs estão sinalizando investido. Na tabela, fechamentos mensais que estão dentro de 2 de um sinal são realçados em amarelo. A tabela acima mostra o atual sinal de média móvel simples de 10 meses (SMA) para cada um dos cinco ETFs apresentados no The Ivy Portfolio. Weve também incluiu uma tabela de 12 meses SMAs para os mesmos ETFs para esta estratégia alternativa popular. Para uma análise facinating da estratégia da carteira do Ivy, veja este artigo por Adam Butler, Mike Philbrick e Rodrigo Gordillo: Backtesting Movendo Médias Durante os últimos anos weve usou Excel para seguir o desempenho de várias estratégias de sincronização da média móvel. Mas agora usamos as ferramentas de backtesting disponíveis no website do ETFReplay. Quem está interessado em timing de mercado com ETFs deve ter um olhar para este site. Aqui estão as duas ferramentas que usamos com mais freqüência: Antecedentes em médias móveis Comprar e vender com base em uma média móvel de encerramentos mensais pode ser uma estratégia eficaz para gerenciar o risco de perda grave dos principais mercados de baixa. Em essência, quando o fechamento mensal do índice está acima do valor da média móvel, você mantém o índice. Quando o índice é fechado abaixo, você move para o caixa. A desvantagem é que ele nunca recebe você no topo ou de volta na parte inferior. Além disso, ele pode produzir o whipsaw ocasional (curto prazo comprar ou vender sinal), como weve ocasionalmente experimentado ao longo do ano passado. No entanto, um gráfico do SampP 500 encerra mensalmente desde 1995 mostra que uma média de 10 ou 12 meses simples estratégia média (SMA) teria segurado participação na maior parte do movimento de preços ascendentes, reduzindo drasticamente as perdas. Aqui está a variante de 12 meses: A média móvel exponencial de 10 meses (EMA) é uma variante ligeira na média móvel simples. Esta versão aumenta matematicamente a ponderação de dados mais recentes na seqüência de 10 meses. Desde 1995 tem produzido menos whipsaws do que a média móvel simples equivalente, embora fosse um mês mais lento para sinalizar uma venda após estes dois tops do mercado. Um olhar para trás nas médias móveis 10 e 12 meses no Dow durante o Crash de 1929 e Grande Depressão mostra a eficácia destas estratégias durante aqueles tempos perigosos. A Psicologia dos Sinais Momentum Timing funciona por causa de um traço humano básico. As pessoas imitam o comportamento bem-sucedido. Quando ouvem de outro que faz o dinheiro no mercado, compram dentro. Eventualmente a tendência inverte. Pode ser meramente as expansões e contrações normais do ciclo econômico. Às vezes, a causa é mais dramática mdash uma bolha de ativos, uma grande guerra, uma pandemia, ou um choque financeiro inesperado. Quando a tendência reverte, os investidores de sucesso vendem cedo. A imitação do sucesso transforma gradualmente o momentum de compra anterior em vender o momentum. Implementando a Estratégia Nossas ilustrações do SampP 500 são apenas ilustrações mdash. Nós usamos o SampP por causa dos dados históricos extensivos thats prontamente disponíveis. No entanto, os seguidores de uma estratégia de média móvel deve tomar decisões de compra / venda sobre os sinais para cada investimento específico, e não um índice amplo. Mesmo se você está investindo em um fundo que rastreia o SampP 500 (por exemplo, Vanguards VFINX ou SPY ETF) os sinais de média móvel para os fundos, ocasionalmente, diferem do índice subjacente por causa do reinvestimento de dividendos. Os números do SampP 500 em nossas ilustrações excluem dividendos. A estratégia é mais eficaz em uma conta de vantagem fiscal com um serviço de corretagem de baixo custo. Você quer os ganhos para si mesmo, não seu corretor ou seu tio Sam. Nota . Para quem quiser ver as médias móveis simples de 10 e 12 meses no SampP 500 e as posições de equidade versus dinheiro desde 1950, está um arquivo Excel (formato xls) dos dados. Nossa fonte para os encerramentos mensais (Coluna B) é Yahoo Finance. As colunas D e F mostram as posições assinaladas pelo fim do mês para as duas estratégias SMA. No passado weve recomendado Mebane Fabers artigo pensativo Uma Abordagem Quantitativa Atribuição Táctica de Ativos. O artigo foi atualizado e expandido como parte três: Active Management seu livro The Ivy Portfolio. Co-autor com Eric Richardson. Este é um deve ler para qualquer um contemplando o uso de um sinal de tempo para decisões de investimento. O livro analisa a aplicação das médias móveis do SampP 500 e de quatro classes de ativos adicionais: o Índice EAFE Morgan Stanley Capital International (MSCI EAFE), o Goldman Sachs Commodity Index (GSCI), o National Association of Real Estate Investment Trust Index (NAREIT) Governo dos Estados Unidos 10 anos títulos do Tesouro. Como um recurso regular deste site, tentamos atualizar os sinais no final de cada mês. Para informações adicionais de Mebane Faber, visite seu site, Mebane Faber Research. Nota de rodapé sobre o cálculo das médias móveis mensais: Se você está fazendo seus próprios cálculos de médias móveis para dividendos de ações ou ETFs, você ocasionalmente obterá resultados diferentes se você não ajustar para dividendos. Por exemplo, em 2017 VNQ permaneceu investido no final de novembro com base em fechamentos mensais ajustados, mas houve um sinal de venda se você ignorou os ajustes de dividendos. Como os dados de meses anteriores serão alterados quando os dividendos forem pagos, você deve atualizar os dados para todos os meses no cálculo se um dividendo tiver sido pago desde o fechamento mensal anterior. Modelos de temporização de mercado de teste Esta ferramenta on-line permite testar modelos diferentes de timing de mercado e alocação tática de ativos com base nas médias móveis, momentum, a razão PE de Shiller (PE10) ea volatilidade desejada . (PE10) avaliação de mercado alocação dinâmica baseada em ações e títulos PE10 gt 22 - 40 ações, 60 obrigações 14 lt PE10 lt 22 - 60 ações, 40 títulos PE10 lt 14 - 80 ações, 20 bonds Médias móveis com base no tempo contra um Quando o preço de fim de mês é superior à média móvel ou quando duas médias móveis se cruzam quando o preço de fim de mês é inferior à média móvel ou quando duas médias móveis se movem Médias para o componente de carteira Investir em um ativo de carteira quando o preço de fim de mês for maior que a média móvel Mover um ativo de carteira para o caixa quando o preço de fim de mês for menor que a média móvel Modelo de força relativa baseado em impulso que investe Nos ativos com melhor desempenho no modelo Usar período de janela de tempo único ou períodos de tempo ponderados múltiplos Ajustar para a volatilidade como fator de escala inversa ou como um fator de classificação negativo Usar médias móveis como um controle de risco para decidir se os investimentos devem ser movidos para dinheiro Dual momentum Use momento relativo para selecionar o melhor modelo de desempenho do modelo Use o momento absoluto como um filtro para investir em renda fixa se o excesso de retorno do ativo selecionado é negativo Modelo de temporização baseado na volatilidade alvo Ajustar a exposição de mercado da carteira com base na volatilidade histórica realizada E o alvo determinado da volatilidade Encontre o ETF, o fundo mútuo ou o símbolo conservado em estoque copiam tecnologias de nuvem da nuvem LLC 2017-2017. BALTIMORE (Stockpickr) - No mundo da análise técnica, a média móvel, ou MA, pode muito bem Ser o indicador mais popular por aí. Mas muitas vezes, os técnicos do mercado nascente só têm uma compreensão passageira da mensagem que as linhas adicionadas em seus gráficos técnicos estão dizendo. Hoje, estavam dando uma olhada em como as médias móveis funcionam - e como eles podem sinalizar comércios no mundo real. Mais de Stockpickr médias móveis são dificilmente relegado para o mundo da negociação. De fato, é uma ferramenta estatística comum que é usada para interpretar grandes conjuntos de dados de séries cronológicas, fazendo pontos de dados fragmentados relati - vos ao conjunto matematicamente, as médias móveis estão alisando operações que até mesmo outliers estatísticos e dão uma imagem mais clara sobre o conjunto de dados thats sendo olhado. O que isso significa essencialmente é que as médias móveis podem ter um item potencialmente volátil como um preço das ações, e dar aos investidores um gráfico thats muito mais indicativo do movimento global de ações. MAs cortar o ruído do mercado. Para colocá-lo simplesmente, a média móvel é apenas uma média móvel que é, o seu preço médio de um estoque ao longo de um determinado número de dias. Todos os dias, os dados dos últimos dias são adicionados à média móvel e os dados dos últimos dias diminuem. Moving Average Weighting Woes Mas os técnicos logo descobriram uma grande falha nesta média móvel simples (SMA): ponderação. Afinal, os dados de preços de quase um ano atrás (no caso da sempre popular média móvel de 200 dias) não eram tão relevantes para o mercado de hoje quanto o preço de ontem, mas ambos tiveram um impacto igual sobre o valor da média móvel. Para remediar isso, a média móvel exponencial, ou EMA, tornou-se uma alternativa popular. Ao contrário da média móvel simples, onde os preços de cada dia tiveram o mesmo impacto, a EMA é calculada de tal forma que a significância de cada dia diminui exponencialmente. Enquanto outros esquemas de ponderação existem, o SMA e EMA são de longe o mais popular em uso por analistas técnicos hoje. O período de tempo da média móvel é também um elemento crucial. As alternativas mais populares incluem as médias móveis de 9 dias, 50 dias e 200 dias (simples ou exponenciais, dependendo da aplicação, bem como da preferência dos comerciantes). Mas enquanto as médias móveis diárias, que representam um preço das ações ao longo dos X dias à direita, são comuns, é essencial lembrar que as médias móveis podem ser usados para qualquer período de tempo. Assim, os comerciantes de mais longo prazo podem encontrar uso na média móvel de 10 meses, enquanto os comerciantes do dia podem tomar pistas de negociação de uma EMA de 50 minutos. Em última análise, o número correto de períodos eo tipo de média móvel depende em grande parte do estilo de negociação e do mercado que está sendo negociado (ou seja, uma média móvel que é preditiva para as ações pode não ser tão útil nos mercados forex ou futuros). Maneiras de usar médias móveis Há três maneiras preliminares que os técnicos do mercado conservado em estoque usam médias moventes: definir tendências, encontrar níveis do apoio e de resistência, e começar sinais comerciais reais. A tendência é um dos princípios mais centrais da análise técnica. Essencialmente, o fato de que o mercado se move em tendências é um dos principais veículos pelos quais os técnicos fazem lucros comerciais, mas identificar essas tendências pode ser difícil e subjetivo. Com uma média móvel, porém, é muito mais cortado e seco. Quando uma média móvel tem uma inclinação positiva, há uma indicação geral de uma tendência de alta. Se uma média móvel tiver uma inclinação negativa, é provável que haja uma tendência de baixa. Obviamente, a duração da média móvel é fundamental: uma SMA de nove dias é muito menos significativa para um seguidor de tendências do que uma SMA de 200 dias. Suporte e resistência também são aplicações incrivelmente importantes de médias móveis, porque eles agem como uma espécie de preço piso e preço máximo, respectivamente, para uma ação. Como tal, podem dizer a um comerciante onde um pullback pôde ser provável parar ou onde um rally pôde ser provável reverter. Não deve vir como uma surpresa que as médias móveis são significativas - porque theyre o preço médio de um estoque sobre um período de arrasto, theyre essencialmente o preço médio da transação para os investors que compraram ou venderam durante esse período. Como os preços de transação anteriores (como sua base de custos, por exemplo) desempenham um papel importante no comportamento comercial psicológico, as médias móveis podem sugerir bolsões de oferta e demanda de ações. Evidentemente, as médias móveis estão longe de ser infalíveis como indicadores de apoio e resistência. Uma boa regra geral é encontrar uma média móvel que tenha sido um bom indicador de apoio e resistência a um dado estoque no passado, em seguida, colocá-lo a trabalhar para a frente. Como sinal de negociação, as médias móveis têm sido historicamente uma base eficaz para sistemas de negociação quantitativa (e muitas vezes uma maneira eficaz de perder dinheiro para os comerciantes que basearam seus sistemas em evidência anedótica em vez de backtesting rigoroso). Para os comerciantes técnicos não quantitativos, os crossovers de média móvel são o sinal de negociação mais comum - quando uma média móvel mais rápida (um menor número de períodos) cruza acima de uma média móvel mais lenta, é produzido um sinal de compra. Quando o MA mais lento cruza acima do mais rápido, um sinal de venda é produzido. Enquanto a sua quilometragem pode variar com sinais de cruzamento como este, na minha experiência theyre melhor usado como confirmação de um comércio potencial em vez de uma compra primária ou vender indicador. Na próxima semana, adicione bem ao seu repertório técnico com outro manual que o aproximará da implementação da análise técnica para seu portfólio. Enquanto isso, você tem uma pergunta de análise técnica ardente Obter respondido por título para Respostas Stockpickr. A Jonas Elmerraji, com sede em Baltimore, é a editora e gestora de carteiras do Rhino Stock Report, um consultor de investimento gratuito que Retornou 15 em 2008. Ele é um contribuinte para vários outlets financeiros, incluindo Forbes e Investopedia, e tem sido destaque em Investors Business Daily, em Consumers Digest e na MSNBC. Por que as estratégias de média móvel são arriscadas Este é o segundo em um período de três anos, Série de peças. Leia a parte 1 aqui. CHAPEL HILL, N. C. (MarketWatch) Estratégias de média móvel são arriscadas. Essa é a asserção sacrílega que eu apresentei em minha coluna que apareceu no começo desta semana, com base em pesquisa aprofundada que realizei nos últimos meses nos retornos de várias estratégias de média móvel. Como prometido na coluna inicial desta série de três partes, aqui está uma discussão mais detalhada de cada uma das quatro conclusões gerais que alcancei. Encontrando 1: Mesmo as melhores estratégias de média móvel não funcionam sempre Para entender por que as estratégias de média móvel são arriscadas, é importante entender que há mais de uma maneira de definir o risco. De acordo com a definição acadêmica tradicional de risco como volatilidade, estratégias de média móvel são de fato menos arriscadas do que o mercado. Mas há outro tipo de risco também, tendo a ver com quanto tempo a estratégia pode ser debaixo de água. E, quando analisadas dessa maneira, as estratégias de média móvel são bastante arriscadas: mesmo em condições ideais, as melhores estratégias de média móvel ainda tipicamente apresentam desempenho inferior ao do mercado por longos períodos, às vezes durando algumas décadas. Considere a média móvel de 200 dias, talvez a versão mais amplamente utilizada. Quando aplicado ao índice SampP 500 SPX, -0,58 e ao empregá-lo em conjunto com um envelope comercial 5, esta estratégia foi um dos poucos que ganharam mais dinheiro do que o mercado desde o final dos anos 1920, mesmo após comissões. (Eu discutirei mais detalhadamente os envelopes comerciais em um momento.) Essa estratégia particular, no entanto, passou mais de metade do tempo nos últimos 80 anos atrás atrás do buy-and-hold, como resumido na tabela a seguir. Observe cuidadosamente que esses resultados deprimentes se aplicam a um dos mais rentáveis de qualquer uma das miríades de estratégias de média móvel que estudei. De períodos deste comprimento estudados (em uma base de ano-calendário de rolamento) em que a estratégia média móvel fêz menos dinheiro do que o mercado próprio em que a estratégia média móvel Sharpe Ratio era menos do que mercados A pergunta a perguntar-se enquanto você peruse estes resultados: Você vai ficar com uma estratégia de mercado-timing que vai 20, 10 ou até cinco anos sem bater o mercado Meus resultados apontam para uma objeção potencialmente ainda mais sério para as estratégias de média móvel: A maioria das várias estratégias de média móvel que eu testei Bater o mercado ao longo do século passado têm desempenho inferior a ele desde 1990, e isso pode ser mais do que apenas um daqueles períodos periódicos em que as estratégias de média móvel lutam para manter-se. Blake LeBaron, professor de finanças da Universidade de Brandies, suspeita que formas mais baratas de negociar dentro e fora do mercado causaram um aumento no número de investidores que seguem estratégias de média móvel e que, por sua vez, fez com que seus lucros diminuíssem e até desaparecessem décadas recentes. Acrescentando credibilidade à hipótese do Prof. LeBarons é que, também no início dos anos 90, as estratégias de média móvel pararam de funcionar no mercado de moeda estrangeira. Encontrar 2: Comissões sabotagem até mesmo as melhores estratégias, reduzindo assim a freqüência das transações é fundamental A maioria dos estudos anteriores de médias móveis assumiu que um investidor poderia comércio sem comissões ou outros custos de transação. Uma vez que você se livrar dessa suposição irrealista, a maioria das estratégias de média móvel adia uma compra e retenção por montantes significativos. Isso é especialmente verdadeiro em mercados voláteis, quando muitas das estratégias de média móvel, especialmente aqueles que dependem de um comprimento médio curto, muitas vezes geram inúmeros sinais por ano. Determinar o que é uma comissão justa não é fácil, é claro. Vale lembrar que, durante a maior parte do século passado, não havia fundos disponíveis em bolsa que permitissem ao investidor comprar os 30 estoques da Dow de uma só vez, muito menos as várias centenas de ações que então faziam parte do SampP Composite Index. Também não havia fundos de mercado monetário nos quais você pudesse estacionar imediatamente e facilmente o dinheiro em dinheiro de qualquer venda. Além disso, não era até 1 de maio de 1975 (o Big Bang), que as comissões de corretagem foram desreguladas antes disso, essas comissões foram fixas e substanciais. Ao calcular o quão grande um sucesso que as estratégias de média móvel tomou por causa de comissões, eu assumi que tinha que ser pago para cada compra ou venda antes do Big Bang 0,5 cada caminho até o final de 1999 e 0,1 cada caminho desde então . Twitter: Como 1.000 investidos em tecnologia podem valer a pena Com o IPO dos gangbusters do Twitter na quinta-feira, quanto dinheiro você poderia ter feito com 1.000 se tivesse o preço inicial O que outros IPO39s tecnológicos pagaram generosamente Como o WSJ39s Jason Bellini tem o TheShortAnswer. Quando assumindo que não há custos de transação, muitas das miríades de estratégias de média móvel monitoradas superam o mercado durante todo o período de tempo durante o qual os dados Estavam disponíveis. No entanto, após a inclusão de custos de transação, praticamente todos eles atraso. Portanto, reduzir a freqüência das transações é absolutamente crucial para qualquer estratégia de média móvel. Embora exista mais de uma maneira de fazê-lo, talvez o mais simples e mais comum é usar um envelope so-called. Este método permite que o investidor escolha uma quantidade arbitrária que o índice de mercado precisa mover acima ou abaixo da média móvel para gerar uma transação. Por exemplo, se você estiver usando um envelope 1 e já estão no mercado, o índice terá que cair mais de 1 abaixo da média móvel para gerar um movimento em dinheiro. Por outro lado, se você está em dinheiro, então você só vai voltar a estar no mercado apenas se o índice sobe para pelo menos 1 acima da sua média móvel. Eu testei vários tamanhos de envelope diferentes. Em quase todos os casos, descobri que o envelope de tamanho ideal é 5. Quando se usa a média móvel de 200 dias para o Dow, por exemplo, a freqüência de transação caiu de uma média de seis por ano (ou uma vez a cada dois meses, em média ) Para apenas uma vez por ano, o que levou a uma netly maior retorno líquido de comissões. Conclusão 3: Sem comissões, MAs de curto prazo superam MAs de longo prazo Se as comissões não fossem um fator, as médias móveis de curto prazo seriam geralmente preferíveis: Meus estudos mostraram que, como regra geral, o desempenho antes do custo da transação diminui à medida que você aumenta O comprimento da média móvel. No entanto, após incorporar um pressuposto de comissão realista, as médias móveis de longo prazo saíram à frente. Mesmo quando se utilizam envelopes para reduzir a frequência das transacções para as médias móveis de curto prazo, as estratégias de média móvel a mais longo prazo geralmente saem à frente. Observe cuidadosamente, entretanto, que não há um comprimento ótimo da média móvel que você deve empregar. Norman Fosback, editor do Fosbacks Fund Forecaster, e ex-chefe do Instituto de Pesquisa Econométrica, colocá-lo desta forma em seu livro de texto Stock Market Logic: Não há números mágicos na tendência seguinte. Alguns comprimentos de média móvel podem ter funcionado melhor no passado, mas, afinal de contas, algo tinha de funcionar melhor no passado e testando tudo o que era possível, como alguém poderia ajudar a encontrá-lo. Deve ser um requisito básico de qualquer tendência de movimento de tendência seguinte sistema que praticamente todos os comprimentos média móvel prever com êxito a um maior ou menor grau. Se somente um ou dois comprimentos trabalham, as probabilidades são elevadas de que os resultados bem sucedidos foram obtidos por acaso. Encontrando 4: Nem todos os índices são criados iguais quando se trata de estratégias de média móvel Você provavelmente acha que não importa muito qual índice de mercado você usa ao calcular a média móvel. Mas você estaria errado: há discrepâncias marcadas nos retornos das estratégias de média móvel, dependendo se você usa o Dow, o SampP 500 ou o Nasdaq para gerar os sinais de compra e venda. Considere a média móvel de 200 dias acoplada com um envelope de 1. Ao basear esta estratégia no Dow Indústria, desde 1990 levou a 100 operações separadas para uma média de quatro por ano. No entanto, quando aplicado ao SampP 500, essa estratégia, de outra forma idêntica, levou a 68 transações para uma média de menos de três por ano. Em uma base de risco ajustado, esta estratégia bateu um buy-and-hold no caso do SampP 500, mas não o Dow. Grandes discrepâncias como esta surgiram muitas vezes em minha pesquisa. A nota cautelar de Fosbacks que eu referi acima é muito relevante aqui também. Nate Vernon é um sénior na Universidade de Rochester majoring em economia financeira. No verão passado, ele foi estagiário do Hulbert Financial Digest. Ele também é membro da equipe de basquete da Universidade de Rochester. Copyright copy2017 MarketWatch, Inc. Todos os direitos reservados. Intraday Dados fornecidos por SIX Financial Information e sujeitos a condições de uso. Dados históricos e atuais de fim de dia fornecidos pela SIX Financial Information. Dados intradiários atrasados por requisitos de câmbio. Índices SampP / Dow Jones (SM) da Dow Jones amp Company, Inc. Todas as cotações são em tempo de troca local. Dados da última venda em tempo real fornecidos pela NASDAQ. Mais informações sobre os símbolos negociados NASDAQ e sua situação financeira atual. Os dados intradiários atrasaram 15 minutos para a Nasdaq, e 20 minutos para outras bolsas. Os índices SampP / Dow Jones (SM) da Dow Jones amp Company, Inc. Os dados intradiários da SEHK são fornecidos pela SIX Financial Information e têm pelo menos 60 minutos de atraso. Todas as cotações estão em tempo de troca local. Ações Colunas Autores Tópicos Nenhum resultado encontrado Últimas Notícias
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